terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Enfim... Férias...

A mala está "quase" pronta... Estou na contagem regressiva... Férias mais que merecida. É hora de viajar.
No coração o desejo de levar comigo todas as pessoas que fizeram desse ano um ano melhor, pessoas que contribuiram direta ou indiretamente para que o meu caminho fosse fortalecido, amigos que chegaram, amigos que se foram, amores...
Ahh... dá saudade do tempo em que as férias não eram tão necessárias, porque você sempre as tinha. Mas é assim mesmo, um dia acontece, e a gente tem que crescer...
Mas um ano se passou...
Essa semana li uma história...
A história de uma família que fez uma festa para o batizado do filho. Casa cheia, muitos convidados. Depois que todos finalmente se acalmaram, lembraram enfim de procurar o bebê para receber os cumprimentos junto com os pais, porém para surpresa de todos o bebê não foi encontrado. Todos ficaram estarrecidos, colocoram-se a procurar o bebê em todos os cômodos, quando finalmente o encontraram debaixo de uma pilha de casacos que os convidados deixaram ao chegar. No final, o autor do texto comparava o fato com a comemoração do Natal.
Quantas árvores de natal, papai noel, pisca-piscas, escondem o verdadeiro sentido do nascimento?
Nós sufocamos o bebê.
Sufocamos com a nossa correria, com o consumismo, com ostentação, com a aparência. Compramos roupas e sapatos que talvez nem voltem a ser usados novamente. Preparamos mais comida do que a família pode consumir. Enquanto isso, alguns ficam com o que sobrou. A roupa que saiu da moda, a roupa que ficou gasta, a roupa que não agrada mais o dono. O quilo de alimento doado em meio a reclamações e má vontade, a cesta básica que alguém lembrou de doar, a comida que sobrou da ceia. O que não serve para nós enche tantos corações de alegria.
O dono da festa ensinou diferente...
Que possamos então compreender tudo o que ELE nos ensina... Ser presente para os outros. Desejo a você que passa por aqui, mesmo quem faz uma visitinha silenciosa, que Jesus esteja presente, no centro da tua vida e que você aprenda com Ele a ser presente no mundo e para o mundo. Feliz Natal e uma semana abençoada pelo Menino Jesus!
Que o ano de 2009 seja de grandes realizações.
Até 2009...
Que DEUS os abençoe infinitamente.
São os sinceros votos de:
CAMILA VIEIRA.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

"Eu Te Amo"


Não há como contabilizar quantas vezes eu já disse “eu te amo”!
Inúmeras…
Também não dá pra voltar atrás e apagar algumas dessas vezes. A gente se confunde, é verdade. Sempre o mesmo estágio confuso entre o amar e estar apaixonado. Mas a verdade continua sendo a mesma.
"Eu te amo", é provavelmente a frase que as mulheres (e homens, porque não?) mais gostam de ouvir ou dizer, mais até do que elogios de ordem física ou fashion, acreditem!
Eu te amo. Me diga isso e ganhe à principio, metade de mim ou algum passe para me levar inteira. Se não ganhar, certamente abriu meus olhos para alguma escolha; o que já é muito e valioso!
“Eu te amo” é uma rasteira perto do escudo que erguemos e protegemos nossos medos, nossos traumas, nossas lembranças cinzas sobre relacionamentos que não deram certo. É o ” eu te amo” que te eleva ao topo dos que valem a pena, pai de nossos filhos e quem sabe aquele a dividir o banquinho do asilo, se assim houver! Antes dela, use a certeza e a sensibilidade - o que não se aprende - emoção, sabe?
Você há de entender a hora certa, porque amor é o melhor que há em você. Portanto, se ele (o amor) te habita, não há como não enxergá-lo aí dentro, fazendo mudanças, abrindo portas e olhos, modificando comportamentos ou dando impulso as suas ações. Algo importante: pense no "eu te amo" como uma extensão do que esse amor é na prática. Isto é, a pessoa para quem você diz eu te amo, se sente assim- amado?? Eu não acredito que esse sentimento pertença aqueles que estão sentados em seus muros ou aqueles que vão e vem. E não acredito que algo barato e simples substitua o que você sente ou seja em vão.
Então, se frases podem ser apenas frases, cuidado com essa!
Não ouse brincar ou usá-la em uma conquista barata ou como justificativa para suas falhas. Porque o mesmo grau do poder que ela tem em ser maior, em fazer mudanças de elefante numa vida , ela tem em devastar - e nenhuma desculpa barata conserta esse tipo de estrago - pode ser eterno. Muito se discute a respeito da banalização do "eu te amo". Penso que é simples. Banalização está ligada ao fato do dizer sem sentir-Exceto isso, abuse. Quisera eu morrer em uma overdose de ” eu te amo” - ! Ouse, inove e também pratique ser o mesmo todos os dias, afinal, se amar é descobrir como reinventar a rotina, isso deve incluir o ” eu te amo” de todos os dias, não é mesmo?! Sobre a inutilidade do “eu te amo” e o medo da rejeição?? Arrependa-se daquilo que não fez. Jamais existirá em cada possibilidade de sentimento seu, algum outro mais importante ou que te faça mais belo e melhor, do que o AMOR. E não existe nada de feio ou de jogado fora. É que geralmente só o futuro te faz dar conta do crescimento ou do aprendizado. Inútil mesmo, é não saber nada sobre vitórias e derrotas e não compreender que em todas elas (vitórias e derrotas) existe um ato de amor que já vale por si mesmo.
A propósito, você já disse ” eu te amo” hoje?


Sempre FABI...
Mas uma vez o texto dela fala por mim.


Camila Vieira

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Re(começar)


Há tempos venho pensando na necessidade que cada um de nós carrega de ser feliz, e da diversidade de focos de felicidade que variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas colocam sua felicidade na aquisição de bens materiais: carros, roupas, eletrônicos; outras no dinheiro em si; outras ainda, em status e fama; algumas em um amor para a vida toda ou em filhos e família; e há também quem se contente apenas em ter sucesso profissional.
Eu adoro analisar essa palavrinha tão complicada e ao mesmo tempo tão desejada por todos nós. FELICIDADE !!!
Antes de mais nada, gostaria de dizer que felicidade para mim é sinônimo de equilíbrio e principalmente um estado de espírito. Não há felicidade se não existe homogeneidade em nossa vida. Metas descompensadas, exageros e ausências, nada disso tem haver com ser feliz. A homeostase é o segredo para ser feliz. Um pouco de cada coisa, tudo em seu lugar certo, e então a plenitude se instala.
E porque não pensar em ser feliz hoje? Já que estamos a menos de um mês para o “ANO NOVO”.
A cada dia Deus nos da a oportunidade de sermos melhores, e como estamos as vésperas das festas de fim de ano, que tal Re (começarmos).
Semana passada eu vivi uma situação conflitante a respeito de um comentário feito sobre minha pessoa. Eu sei que eu não vou conseguir agradar a todos e nem quero, afinal de contas esse nunca foi o meu objetivo. Na realidade eu quero é agradecer pelo comentário, pois ele me ajudou muito. Melhor seria se todos pensassem assim, se reconstruíssem em cima de palavras e comentários não tão edificantes.
Sartre já nos dizia: O importante não é aquilo que fizeram de nós, mas o que fazemos com aquilo que fizeram de nós. Eu reutilizo as palavras dele e digo: O importante não é o que FALAM de nós, mas o que fazemos com aquilo que FALAM de nós.
De inicio eu fiquei muito triste afinal de contas era algo que eu não esperava. Fui pra aula de psicanálise e no decorrer do assunto a minha querida professora nos disse que quem precisa de análise são as pessoas que se sentem incomodadas com os comentários e não as pessoas que comentam tais fatos, para elas a vida continua e elas pouco se importam com você.
Ainda bem que eu já faço...
Achei interessante perceber que existem discrepâncias nos pensamentos e sentimentos de cada ser humano. Que aquilo que eu julgo ser o melhor pra mim nem sempre é o melhor pra o outro. Que cada um traz em si suas necessidades, suas metas, suas vocações, e mais ainda, que cada um pode estabelecer a sua felicidade como queira.
Falo de “re(começar)” porque a nossa vida é feita de tentativas. Acho que é exatamente isso que a gente deve fazer. Sem medo, sobretudo do que os outros vão falar ou pensar.
“O meu alento é saber que minha salvação não depende do que você acha de mim, mas sim, do que Deus sabe ao meu respeito!"
Perde tempo quem pára no tempo. Quem passa a vida reclamando, mas não faz nada para melhorar a vida. Quem odeia o trabalho que tem, mas mesmo assim permanece nele, pior ainda, fazendo o trabalho mal feito. Perde tempo quem passa os dias falando da vida alheia. Perde tempo quem não anda pra frente. Perde tempo quem passa a vida infeliz porque nunca teve coragem de buscar a felicidade, seja lá o que significa isso para tal pessoa.
Terminar um namoro que não dava certo, mudar de cidade, de emprego, de curso na faculdade, mudar de casa, de bairro, talvez, trocar a decoração da casa... enfim! Vale a pena tudo isso para tentar ser feliz.
Hoje temos uma grande oportunidade de mudarmos o rumo de nossas vidas. Lembre-se que os sonhos não envelhecem.
Recomeçar sempre... tenho aprendido que é no sofrimento que amadurecemos, o sofrimento nos leva ao caos mas nos impulsiona a seguir em frente sem jamais desistir. O sofrimento é necessário eis ai uma felicidade incubada.
Os planos e metas para 2009 já estão descritos no meu caderninho. Tudo aquilo que não consegui realizar neste ano passa agora para o ano seguinte só que agora tudo terá prazo de validade cansei de carregar fardos. Porém continuo em CoNsTrUçÃo....
Que venha 2000inove.
Camila Vieira

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sentimento de realização...

É exatamente assim que me encontro.
Depois de meses trabalhando para que tudo ocorresse bem, esse final de semana, aconteceu o VII Congresso PHN.

E o que vim declarar aqui, é o meu sentimento de realização por TUDO o que lá aconteceu...

Fiquei anestesiada, na realidade ainda estou, anestesiada em ver o quanto o Senhor fez naquele lugar, o quanto Ele foi providente, o quanto Ele foi FIEL, e o que é melhor, o quanto Ele falou comigo de diferentes formas. Confesso que ainda não havia me emocionado tanto com um evento nosso, quanto o desse fds, parecia que eu estava no céu.
Apesar do corre-corre e de alguns momentos tensos, tudo foi válido e necessário. Os meses de trabalho, os estresses em seus mais variados estilos, as noites de sono, a ansiedade, o desespero, a insegurança, a confiança em um DEUS que tudo pode, as reuniões, as preocupações, as dúvidas, a força de vontade de muitos, o empenho de outros, a companhia, o apoio, o sacrifício e diga-se de passagem... que Sacrifício!!! os jejuns, o domingo, a sexta, a madrugada... enfim... tudo contribuiu para que esse fim de semana ficasse selado.

Como Deus é fiel, fiquei pensando, o quanto é maravilhoso ser de DEUS, ainda bem que voltei ao meu lugar e acreditem, essa foi a maior de todas as certezas, a certeza de que É ISSO... de que é aqui que o SENHOR quer que eu esteja, a certeza de que nada e nem ninguém me separará desse amor, a certeza de que esse carisma está no meu sangue, a certeza de que Deus cumpre as suas promessas, a certeza de que temos uma Mãe que jamais nos abandona e vive a Interceder por nós, a certeza de que adorar ao SENHOR no Santíssimo Sacramento do Altar é mérito nosso, a certeza de que a Eucaristia é verdadeiramente o Senhor que se dá em Corpo e Sangue - Alma e Divindade, a certeza de que o tempo que passei longe foi necessário para que hoje eu pudesse testemunhar esse amor INCONDICIONAL que Ele tem por mim, a certeza de que DEUS existe e jamais nos abandonará, a certeza da minha vocação e da minha missão... certezas essas que não se acabam, certezas que não tem fim, certezas cobertas de imperfeições e que mesmo assim não deixam de existir por uma razão bem simples, DEUS existe e jamais desistirá de mim, por que Ele é AMOR e Ele tornará todas as certezas perfeitas.

Sabe aquela sensação de que todas as metades ficaram completas, todos vazios foram preenchidos, todo sentimento de solidão de repente desapareceu para nunca mais voltar !?
É assim que me sinto. LIVRE!!!
Quanto perdão foi realizado, quantas curas, quantas libertações, quantos testemunhos, orações...
Realmente as palavras são pobres para definir esse sentimento...
Valeu a pena, todo o cansaço físico, emocional, "espiritual", para que no fim pudéssemos compreender a graça de DEUS naquele lugar.
Eu jamais, em momento algum tinha sentido esse Amor Incondicional de Deus por nós, e quando eu falo desse Amor Incondicional, eu falo da intencidade na qual aconteceu, falo de como Deus realmente foi providente, como Deus realmente foi Fiel. Todas as orações, visualizações, palavras de confirmação de que tudo estava pronto, e nós ainda assim nos preocupamos, mas acredito que tudo isso realmente foi para que o PHN fosse realizado primeiro em nós, para que a nossa fé aumentasse e para que jamais voltassemos a duvidar que o DEUS em que acreditamos é um DEUS QUE TUDO PODE.
As confirmações foram claras, visíveis, Ele usou o Pe. Vandilson para nos dizer isso:
- Eu posso ver a mão de Deus sobre essa comunidade.
- O ano de 2009 será o ano da graça.
- O ano da Vocação.
- COMUNIDADE HALLEL confiem em Mim.
Não sei mais o que dizer, faltam palavras, tamanha foi a graça de estar la. Sei que o Senhor nos renovou e é nessa certeza que hoje quero dizer um SIM. com um ponto final pois essa é a minha ultima resposta... Eu ACEITO essa obra do Céu.
AQUI É MEU LUGAR e isso é fato.
E mesmo que hoje eu esteja rouca, "cansada", com dor na costa e no braço, valeu a pena, pois sei que dei o melhor de mim e todo e qualquer sacrifício foi válido. DEUS É FIEL e eu sou APAIXONADA por Ele!!!

Tenho certeza de que o SOM E VIDA foi cantando como o Hino Nacional.

...Sabem o que é isso ???

AMOR...
AMOR que não se cansa de AMAR... Não tenho como fugir. Sei que ainda não deixei todas as lágrimas rolarem e que daqui a pouco não vou conseguir controlá-las mas, se chorar já faz bem para alma, imaginem chorar por amor, por sentir-se Feliz e Realizada...

Eu não posso negar que esse PHN me deixou mais santa.

Não podia ter sido melhor.

Obrigada SENHOR por TUDO!
I LOVE YOU =)

Sem mais
Camila Vieira

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Quem sou eu?


Quem sou eu?
Eu vivo pra saber.
Interessante descoberta que passa o tempo todo pela experiência de ser e estar no mundo.
Eu sou e me descubro ainda mais no que faço. Faço e me descubro ainda mais no que sou.
Partes que se complementam.O interessante é que a matriz de tudo é o "ser". É nele que a vida brota como fonte original. O ser confuso, precário, esboço imperfeito de uma perfeição querida, desejada, amada.Vez em quando, eu me vejo no que os outros dizem e acham sobre mim.
Uma manchete de jornal, um comentário na internet, ou até mesmo um email que chega com o poder de confidenciar impressões. É interessante. Tudo é mecanismo de descoberta. Para afirmar o que sou, mas também para confirmar o que não sou. Há coisas que leio sobre mim que iluminam ainda mais as minhas opções, sobretudo quando dizem o absolutamente contrário do que sei sobre mim mesmo. Reduções simplistas, frases apressadas que são próprias dos dias que vivemos. O mundo e suas complexidades. As pessoas e suas necessidades de notícias, fatos novos, pessoas que se prestam a ocupar os espaços vazios, metáforas de almas que não buscam transcendências, mas que se aprisionam na imanência tortuosa do cotidiano.
Tudo é vida a nos provocar reações. Eu reajo. Fico feliz com o carinho que recebo, vozes ocultas que não publico, e faço das afrontas um ponto de recomeço. É neste equilíbrio que vou desvelando o que sou e o que ainda devo ser, pela força do aprimoramento. Eu, visto pelo outro, nem sempre sou eu mesmo. Ou porque sou projetado melhor do que sou, ou porque projetado pior. Não quero nenhum dos dois. Eu sei quem eu sou. Os outros me imaginam.
Inevitável destino de ser humano, de estabelecer vínculos, cruzar olhares, estender as mãos, encurtar distâncias. Somos vítimas, mas também vitimamos. Não estamos fora dos preconceitos do mundo. Costumamos habitar a indesejada guarita de onde vigiamos a vida. Protegidos, lançamos nossos olhos curiosos sobre os que se aproximam, sobre os que se destacam, e instintivamente preparamos reações, opiniões. O desafio é não apontar as armas, mas permitir que a aproximação nos permita uma visão aprimorada. No aparente inimigo pode estar um amigo em potencial.
Regra simples, mas aprendizado duro. Mas ninguém nos prometeu que seria fácil.
Quem quiser fazer diferença na história da humanidade terá que ser purificado neste processo. Sigamos juntos. Mesmo que não nos conheçamos. Sigamos, mas sem imaginar muito o que o outro é. A realidade ainda é base sólida do ser.

(Padre Fábio de Melo)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Escrever

Escrever é um processo de catarse e libertação. É como se as palavras fossem uma válvula de escape para sentimentos que nos aprisionam e paralisam emocionalmente. É uma espécie de fuga e de (re) encontro com nosso eu mais profundo e particular. É como arrumar a casa e se livrar de objetos sem utilidade, de móveis que nem mesmo enfeitam, mas enfeiam. Eu sinto como se cada vez que escrevesse me fosse ofertada a benção de uma epifania que me revela tudo o que eu preciso saber que me fornece respostas de perguntas que nem mesmo eu sabia que estavam ali a espreitar-me. Quem sabe seja até uma terapia que nos apresenta o real tamanho do monstro que vez por outra se instala em nosso armário.
Bom findi
Camila Vieira

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

...


"Hoje eu não sei dizer. Só sei sentir. Há dias em que as palavras não são capazes de traduzir o sentimento. E por isso a solidão se instaura. A sensação de estar só é a mesma de não saber dizer. Talvez seja por isso que só as pessoas que verdadeiramente se amam são capazes de suportar o silêncio... Ficar calado é uma forma de dizer sem conceituar. Os conceitos são formulações fáceis, o silêncio não. Descobrir o que o silêncio diz requer maestria, observação minuciosa. É bom não saber dizer... Bom mesmo é ser compreendido, mesmo quando não sabemos dizer...”


(Será que é tão difícil você entender isso?)




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tentando encontrar a fórmula certa!

Às vezes reclamamos das fórmulas de física, falamos que são complicadas, que são difíceis e para decorar até criamos frases: S=S0 + VT, vira S0rVeTe.
Mas imagine se para tudo na vida tivesse uma fórmula ou uma forma de medir, será que seria interessante? Transportando-me para um mundo com esse novo padrão, vejo com seria engraçado dizer “quero 500g de amor" ou então “eu não sou feliz por não ter decorado a fórmula da felicidade", os psicólogos seriam matemáticos e os psiquiatras iriam indicar uma cartilha ou tabuada, em vez de receitar remédios.
Se para tudo tivesse uma fórmula, talvez a magia de estar sempre sem saber o que pode acontece se perderia rapidamente. Nem sempre as fórmulas respondem todas as questões.
Nem todas as repostas tem suas fórmulas já feitas. Em alguns casos temos que cria-las e talvez ela só seja usada com êxito em nossas vidas, Einstein já dizia "tudo depende do referencial". E o que percebo é que a cada um procura sua forma do seu jeito a partir de suas referências. Certo de que um dia encontrarei alguém que se encaixe na minha perfeita fórmula (ou não).
Exigente eu?
Imagina...
...vou cantar...
...Ainda encontro a fórmula do amor...
=)
Fiquem bem.
Kmila.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aceitando as diferenças


Tenho tentado mostrar como nosso relacionamento com as outras pessoas é, na realidade, uma espécie de monólogo no qual esperamos encontrar no outro um espelho de nós mesmos. Isso só ocorre porque somos inseguros e toleramos mal as diferenças de opinião – que nos deixam em dúvida sobre nossas próprias posições – e nos lembram a condição de solidão, da qual tentamos fugir o tempo todo.
Se não somos iguais, cada vez que conhecemos uma pessoa temos de nos dedicar a tentar saber quem ela é. Sim, porque já sabemos que não é obrigatório que ela pense, sinta, julgue e aja como nós. É evidente que deve haver alguns pontos em comum; porém, o importante é detectar com precisão as diferenças, condição indispensável para podermos fazer previsões em relação aos possíveis comportamentos dessa pessoa. Assim, iniciamos o processo de entrar em sua alma, descobrir como ela funciona e, por alguns minutos, vivenciar as coisas sob aquele ponto de vista. A isso chamamos de empatia.
Este processo é completamente diferente de se colocar no lugar do outro levando nossa experiência e nossos pontos de vista. Trata-se de entrar no sistema de pensamento da outra pessoa e pensar segundo as regras que a norteiam. É evidente que se trata de algo mais difícil, já que o modo de ser e de pensar de cada um de nós é fortemente influenciado por aquilo que passamos ao longo dos anos. É difícil conseguirmos nos intrometer na subjetividade de outra pessoa sem cometer alguns equívocos. Aquele que quiser compreender seu semelhante – mas não igual – terá de se conscientizar de que fazer um juízo moral a respeito de sua forma de pensar tem muito pouca serventia .
Entrar na alma do outro é fazer uma viagem totalmente diferente, onde o que interessa é conseguir sentir como o outro sente, pensar como o outro pensa, julgar como o outro julga. Com isso poderemos nos sentir próximos dessa pessoa por um certo tempo, compreendê-la e até mesmo nos sentir solidários a ela. ISSO NÃO SIGNIFICA, ENTRETANTO, QUE DEVEMOS ACEITAR TODO TIPO DE COMPORTAMENTO OU NOS LIVRARMOS DAS NOSSAS PREOCUPAÇÕES ÉTICAS.
É evidente que teremos maiores afinidades com aqueles que têm um modo de avaliar as coisas mais ou menos parecido com o nosso. Devemos, porém, tentar compreender aqueles que são bastante diferentes de nós. Isso provocará um enorme enriquecimento da nossa vida interior, pois por meio desse tipo de experiência poderemos vivenciar outros modos de existir e de pensar sobre nossa condição. COMPREENDER E SE COMUNICAR COM TODOS OS TIPOS DE PESSOA SERÁ SEMPRE UMA EMPREITADA ENGRANDECEDORA. POR ESSA VIA PODEREMOS ACUMULAR UM CONHECIMENTO DE VIDA MUITO MAIS RICO DO QUE COM UMA ATITUDE CRÍTICA QUE, NA VERDADE, EXCLUI E DESPREZA TUDO E TODOS QUE NÃO FOREM COMO NÓS SOMOS.

(Do livro: A Liberdade Possível, de Flávio Gikovate)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Criando Monstros

O que pode criar um monstro?
O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… Nada?
Será que é índole?
Talvez, a mídia?
A influência da televisão?
A situação social da violência?
Traumas?
Raiva contida?
Deficiência social ou mental?
Permissividade da sociedade?
O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta: 'ela não quis falar comigo'.
A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante.
Não quero ser mais um desses que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19.
Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha.
Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida.
Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá.
Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim. NÃO. Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de NÃOS.
Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer NÃO às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer NÃO aos maridos (e alguns maridos, temem dizer não às esposas). Pessoas têm medo de dizer NÃO aos amigos. Noras que não conseguem dizer NÃO às sogras. Chefes que não dizem NÃO aos subordinados. Gente que não consegue dizer NÃO aos próprios desejos.
E assim são criados alguns monstros. Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um NÃO, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.
Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias.
Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer NÃO.
NÃO você NÃO pode bater no seu amiguinho.
NÃO, você NÃO vai assistir a uma novela feita para adultos.
NÃO, você NÃO vai jogar bola porque você precisa estudar.
NÃO, você NÃO vai passar a madrugada na rua.
NÃO, você NÃO vai dirigir sem carteira de habilitação.
NÃO, você NÃO vai ingerir nenhum tipo de álcool enquanto não fizer 18 anos.
NÃO, essas pessoas NÃO são companhias pra você.
NÃO, hoje você NÃO vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.
NÃO, aqui NÃO é lugar para você ficar.
NÃO, você NÃO vai faltar na escola sem estar doente.
NÃO, essa conversa NÃO é pra você se meter.
NÃO, com isto você NÃO vai brincar.
NÃO, hoje você está de castigo e NÃO vai brincar no parque.
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro NÃO que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranquilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, e principalmente um NÃO. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns NÃOS de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer NÃO a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O NÃO protege, ensina e prepara.
Por mais que seja difícil, eu tento dizer NÃO as pessoas que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os NÃOS que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Sem mais.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

???

Hoje era para ser um dia FELIZ...

A data é importante...!

Era para fazer SOL...

Mas só CHOVE...

...Lá fora e aqui dentro...!!

Ca... =/


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Conquistar um lugar no coração.


Pessoas entram em nossas vidas por uma razão, uma estação ou uma vida inteira. Quando você perceber a qual dessas “estações” elas pertencem, você vai saber o que fazer por cada uma.
Quando alguém está em sua vida por uma razão é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou.
Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo fisica, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e elas são! Elas estão lá pela razão que você precisa que elas estejam.
Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.
Às vezes, essas pessoas morrem. Às vezes, elas simplesmente se vão. Às vezes, elas agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.
Quando pessoas entram em nossas vidas por uma estação, é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender.
Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez.
Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer. Acredite! É real! Mas somente por uma estação.
Relacionamentos de uma vida inteira te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.
Aprenderemos juntos!

Ana Néri
Comunidade Canção Nova

...Seja em qualquer estação, o meu desejo é que você permaneça ou leve o melhor de mim....
CaMiLa ViEiRa

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Tired"

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar fosse fácil."
Clarice Lispector

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Perguntar-se...


"Dos relacionamentos que você já teve, quais foram as ocasiões em que verdadeiramente você foi modificado para melhor? Será que você é a lembrança doida na vida de alguém? Será que você já construiu cativeiros? Ou será que já viveu em algum? Será que já idealizou demais as situações, as pessoas e por isso perdeu a oportunidade de encontrar situações e as pessoas certas?
Sejam quais forem as respostas, não tenha medo delas.
Perguntar-se é uma maneira interessante de se descobrir como pessoa, pois as perguntas são pontes que nos favorecem travessias."


Camila Vieira

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fizeram a gente acreditar...


''Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada.
De repente, quando você menos espera, você se depara com um novo amor. Minha mãe sempre diz: Infeliz de quem só amou uma vez, e eu acabo tendo que concordar com isso. Realmente, infeliz de quem só amou uma vez... sempre é necessário amar mais de uma vez, sejam os amores, os amigos, os irmãos, os professores, os filhos, os pais... Esse final de semana quando líamos uma das páginas do livro, "Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?" vimos que todos os dias somos pessoas novas, e feliz de quem se apaixona diariamente. Que importante colocação Dr. John Powell, que assim seja então... Você todos os dias se apaixonará por uma Camila diferente, isso cria possibilidades...
Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.
Eu sempre falei sobre isso, metades nunca foram o meu forte, sempre quis encontrar alguém inteiro. Sabe o que acontece quando você procura uma metade? Até que você a encontre você é uma pessoa incompleta, a própria palavra já diz: você é a metade. É cansativo você ter uma relação de proximidade com alguém que só pensa em encontrar a sua metade, a tampa de sua panela, só serei feliz se tiver o outro. É responsabilidade demais você colocar nas mãos do outro a sua felicidade. Você consegue ser feliz "sozinho", aprenda a gostar da sua companhia, assim sendo, o outro só vem somar.
Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.
As diferenças sempre existirão é com elas que amadurecemos, já pensou se todo mundo fosse igual? Viveríamos um caos. Anular-se para viver em função do outro é maléfico. Acaba que você vive tanto em função do outro a ponto de sufocá-lo e tornar a relação desgastante. Chega uma hora que a igualdade não mais te completa é quando então você perceberá que o importante não é ser igual, o importante é ser diferente, o importante não é ser dois em um e sim Um em Um. Assim seremos inteiramente inteiros =).
Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.
Isso é complexo... que desejos são esses a ponto de serem reprimidos? Tudo é lícito mais nem tudo convém. Eu não vejo casamento como algo obrigatório você é livre para fazer as suas escolhas, desde que você arque com as consequências da mesma. Desculpa mas eu penso que tudo que é obrigação tende um dia a se desgastar. Eu não posso ver o casamento como uma obrigação, porque por mais que o outro fale que não é bom casar eu só vou acreditar nisso quando eu vivenciar aquela situação. Só se sabe quando o sapato aperta, quando colocamos-o no pé. Quem lhe prometeu as flores e não lhe falou dos espinhos lhe enganou, os espinhos existem e existem em qualquer relação, entre pais e filhos, namorados e namoradas, esposo e esposa, amigos, irmãos. Altos e baixos sempre existirão e isso é fato. Eis ai a oportunidade de amadurecimento.
Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.
A beleza esta nos olhos de quem vê. Feios e bonitos não existem, o que pode ser bonito pra mim, pode ser feio pra você e vice-e-versa. É exatamente isso que nos diferencia do outro. Somos seres humanos em busca da perfeição não somos perfeitos. Cada um sabe de si. Existem pessoas que vão querer estar sempre nos parâmetros de beleza que a sociedade impõe e existem outras que pouco vão se importa com isso.
Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.
Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.
Sempre se pode fazer alguma coisa, daquilo que fizeram de nós. Existe em você todas as possibilidades para ser feliz e é fazendo uma auto avaliação que você vai conseguir. Não é tão dificil assim, basta ter força de vontade e se desprender dos rótulos. Alguém é sempre mais do que possamos definir ou conceituar, e assim precisa estar: LIVRE para se revelar no que é, sem ser encarcerado em exigências infantis.
Pensem nisso...
Texto (em rosa) de John Lennon, (em preto) participação especial de Camila Vieira.
Boa semana a todos.

Caca.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Coragem! Você pode viver o PHN


A cada 'não' que você dá ao pecado, Deus lhe abre maravilhosas portas que vão fazer com que as pessoas queiram ficar perto de você, pois o seu jeito de ser contagia os outros.
As pessoas vão dizer que é maravilhoso ficar perto desse jovem que é você. E por quê? Porque vêem em você aquilo que eles sonhavam ser, pois, na época deles, não havia o “PHN” (Por Hoje Não, por hoje não vou mais pecar).
Em minha juventude, foram muitas as vezes em que cheguei em casa bêbado, drogado, e ao fingir que estava dormindo, via minha mãe rezando por mim: “Pai do céu, tira o meu filho dessa vida” e orava em línguas. Na época, eu pensava que ela estava louca quando rezava daquele jeito estranho. E por insistência dela e do meu pai, eles foram me tirando daquela vida, até eu me tornar um missionário.
Preciso dizer para você que se prostitui, que se droga, que vive o homossexualismo, que isso não é ser jovem, é ser uma caricatura; é um 'homem-bomba'. Pois existem pecados que acabam com a vida; há muitos jovens que injetaram droga na veia, uma só vez, e adquiriram o vírus HIV. Você não é isso! Você é jovem!
O saudoso Papa João Paulo II disse aos jovens: “Vão para casa. Sejam como vocês são e sejam santos. Vocês vão colocar fogo no lugar onde vocês estão”, mas para isso você precisa permitir que Deus o pegue.
Muitas vezes, fazemos coisas somente a partir do nosso ponto de vista, sem levar em conta o ponto de vista do nosso pai, mãe, irmão, amigo, amiga, nem mesmo o ponto de vista de Deus; dessa forma, erramos e pecamos.
O Livro de Provérbios, no capítulo 4, versículos de 23 a 27, nos apresenta:
“Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade! Que teus olhos vejam de frente e que tua vista perceba o que há diante de ti! Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos! Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal.”
Quem de nós não tinha a boca suja de tantos palavrões, e agora, já não os fala mais?
Quando você passa a mudar as suas palavras é porque já está mudando o seu coração.
“A boca fala daquilo que o coração está cheio”, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
A Palavra de Deus é mais penetrante, faz a divisão entre o bem e o mal. Se você tem bem claro o que é o bem e o mal – e pode optar pelo bem, mas faz a opção pelo mal – isso é uma atitude isenta de discernimento do Espírito Santo.
Meu irmão, o ensinamento do bem está aqui na Bíblia, leia-o, medite-o neste livro, e você terá êxito. Deus fará com que você tome as decisões corretas. “PHN” é uma decisão diária. No final do dia, Deus vai lhe dizer: 'Descanse, filho meu. Eu vi o seu esforço para não pecar, e você não pecou por um dia. Durma, sonhe Comigo e amanhã Eu vou despertá-lo de novo'. Coragem! Você pode viver isso!
Quando você cair, caia na frente do padre! Peça perdão pelos seus pecados, seja absolvido, levante e continue a caminhar com coragem e constância, e Deus fará em seu interior tudo aquilo que você quer e precisa.
Deus quer colocar em seu coração a coragem para você dizer e viver: “Por hoje eu não vou mais pecar!”, mas, para isso é necessária a sua permissão.


Fonte: http://www.cancaonova.com/



Que DEUS nos dê forças para diariamente vivermos o PHN em nossas vidas.
Bom findi a todos.

Fiquem bem.




Caca =)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O que deixo em sua vida quando eu passo por vc?


O que deixo, o que marco em sua vida quando eu passo por vc?
O que os meus olhos confessam quando encontram com os seus?
Se eu deixo uma saudade boa pra lembrar, o que fica de mim? (...)
(Trecho da música "Voltei pra perguntar" - Pe. Fábio de Melo)

De repente a letra desta música me fez refletir. O fato de que onde quer que passemos, independente de qualquer coisa, deixamos pedaços de nós na vida de alguém.
Às vezes são pedaços que mais parecem migalhas, de tão miúdos; outras vezes eles têm cheiro de amizade. Às vezes são pedaços grandes, como tijolos, e isso acontece toda vez que somos fardo na vida de alguém. Outrora, são lixo. Um lixo fétido, que até demora pra ser lançado fora. Algumas vezes apenas passamos pela pessoa, sem sequer dar um "oi", e só aquela presença temporária, o olhar, o sorriso ou a serenidade ficam de alguma forma.
Tem gente que passa e deixa perfume, flores, cores... Tem gente que passa só pra nos dar uma ajuda rápida com os livros que caíram no chão; depois somem de vez. Tem gente que passa, te olha e te chuta. E depois te olha caído no chão e te chuta de novo. Daí vai embora. E tem gente que passa e parece que bagunça a vida da gente toda, mas no final das contas, depois que a gente arruma tudo, percebe que se ela não tivesse passado não teríamos nos tornado pessoas melhores... A passagem é semelhante à de um tornado, e aquilo que a gente pensou que foi destruição, na verdade foi poda, pra que a gente pudesse aprender a viver a vida de outro jeito. De repente a pessoa nem era mesmo pra permanecer no meu cotidiano. Era só pra passar, e com sua passagem, cumprir sua missão na nossa vida.
Tem gente que marca, fica, fixa. Mesmo sem a gente saber o porquê, mesmo nem a outra pessoa sabendo que foi assim na vida da gente. E o tempo passa, mas a intensidade da presença permanece, mesmo na ausência completa. Mesmo sem ouvir a voz, sem olhar nos olhos, sem ver o rosto! Mesmo sem rir da cara do outro ou mesmo sem chorar juntos. O mais legal disso tudo é o jeito da gente ficar. Ou ficamos pela lembrança do olhar, do sorriso, da voz... do perfume, da música ou da comida preferida. O que fica de melhor são as lembranças de tempos que, embora não voltem mais, permanecem inalteráveis na memória de alguém que passou por você.
Bom findi.
Camila Vieira

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Açucar da Vida!


Um certo dia, a professora, querendo saber se todos tinham estudado a lição solicitada, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?

Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso Pai. Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dEle.

A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viram?
A sala ficou toda em silêncio...

Pedro, um menino muito tímido, levantou a mãozinha e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite, que ela faz todas as manhãs.
Eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos. Mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor.
A professora sorriu e disse:
- Muito bem, Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu, surpresa, com a resposta daquela criança.

A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares...


Uma excelente semana e não esqueça de colocar "AÇÚCAR" em sua vida.
DEUS abençoe.

Fiquem bem.

Ca =)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Amar é...?


Às vezes circulamos em torno de um ponto inexistente, um abismo talvez - simplesmente para entendermos o óbvio - AMAR é ser FELIZ. Nunca é tarde. Aprendemos batendo a cabeça por tanto tempo, cometendo erros, repetindo esses mesmos erros, nos conformando com o pequeno ou com um resto de atenção, empurrando não com a barriga, mas com estômago. Quanto tempo perdemos durante uma vida que já é curta o suficiente para enfrentarmos o inevitável, com pessoas que não nos fazem bem? Sentimentos que vão e não voltam. E uma energia jogada fora. Quem se compromete com a infelicidade na crença de que um dia, num milagre, tudo muda, o outro muda, não pode ter ou despertar amor, simplesmente porque a capacidade de conquistar segue uma linha invisível por onde se equilibram nossas fraquezas e expectativas. E ao contrário de nos tornarmos admiráveis, desejados, queridos- nos tornamos o avesso da escolha - cobradores, fracos, dependentes, carentes, inseguros, egoístas - Uma solidão buscando desesperadamente abrigo, e encontrando ninguém ou nada.
A caminhada - é preciso entendê-la.
Em que ponto deixamos nos aprisionar pelo vazio de um relacionamento?
Que espécie de desespero é esse capaz de permitir que alguém leve um pedaço da gente todos os dias?
Porque demoramos tanto para aceitar esse "não fomos feitos um para o outro" enquanto um outro (outro) nos espera por aí num mundo repleto de possibilidades e amores reais?
Não pode ser o amor - São nossas fantasias e projeções reveladas numa ansiedade sem freios ou nas respostas que jamais chegarão. A falta de um valor maior por si mesmo. E os silêncios que a gente confunde com um tempo apenas ou com uma esperança que embala o dia-a-dia, são na verdade os silêncios que gritam aquilo que não somos e nunca seremos. Os silêncios que deveriam nos colocar no devido lugar - O longe. O mais triste enquanto não entendemos que amar é contemplarmos a alegria, está no quanto nos afastamos da essência, de dentro, de Deus, dos outros, das nossas necessidades e nos fartamos de um brilho que equivocadamente acreditamos existir para “preenchermos” aquele momento em que tudo parece nada - e não é nada disso. Queiramos ou não, entendamos ou não, só há uma condição imprescindível no amor. Onde a tristeza, a duvida , a solidão e a dor compartilhadas, seguem como as ondas - terminam minúsculas na paisagem que é o todo, e define a preciosidade de uma história - até que se transformam naquilo que sobretudo na tempestade o amor nunca deixa de trazer e renovar: Felicidade.
=)
Hoje as palavras da Fabi, falam por mim...
Caca.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ser Feliz!


Hoje "me dei um tempo" para pensar na vida!
Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns detalhes para ser a cada novo dia, um pouquinho mais feliz.
Para começar, não vou mais olhar para trás. O que passou é passado.
Se errei, agora não vou conseguir corrigir. Então, para que remoer o que passou?
Refletir sobre aqueles erros sim e então fazer deles um aprendizado para o "meu hoje"...
Nem todas as pessoas que amo, retribuem meus carinhos como "eu" gostaria...
A partir do próximo amanhecer vou continuar a amá-las, mas não vou tentar mudá-las.
Pode ser até que ficassem como eu gostaria que fossem e deixassem de ser as pessoas que eu amo. Isso eu não quero. Mudo eu... mudo meu modo de vê-las... respeito seu modo de ser.
Mas não pense que vou desistir de meus sonhos! Imagine!
A partir do próximo amanhecer, vou lutar com mais garra para que eles aconteçam.
Mas vai ser diferente. Não vou mais responsabilizar a mais ninguém por minha felicidade.
EU VOU SER FELIZ!
Não vou mais parar a minha vida porque o que desejo não acontece, porque uma mensagem não chega, porque não ouço o que gostaria de ouvir. Vou fazer meu momento... Vou ser feliz agora... Terei outros dias pela frente! Nunca mais darei muita importância aos problemas que não tenho conseguido resolver.
A partir do próximo amanhecer, vou agradecer a Deus todos os dias por me dar forças para viver, apesar dos problemas. Chega de sofrer pelo que não consigo ter, pelo que não ouço ou não leio. Pelo tempo que não tenho e até de sofrer por antecipação, pensando sempre, apenas no pior. A partir do próximo amanhecer, só vou pensar no que tenho de bom.
Meus amigos, nunca mais precisarão me dar um ombro para chorar. Vou aproveitar a presença deles para sorrir, cantar, para dividir felicidade. A partir do próximo amanhecer vou ser eu mesmo. Nunca mais vou tentar ser um modelo de perfeição. Nunca mais vou sorrir sem vontade ou falar palavras amorosas porque acho que sei o que os outros querem ouvir.
A partir do próximo amanhecer vou viver minha vida...
SEM MEDO DE SER FELIZ.

(Autor desconhecido)

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bom Findi!



"Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
-Desculpe-me, mas você é teimoso!
Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:
-A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida, e continuou:
-Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.
Quando a vida te apresentar mil razões para chorar, mostre- lhe que tens mil e uma razões pelas quais sorrir.
-Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você.
-E o que os outros pensam... “É problema deles.”


Vou ser quem sou e sendo assim serei feliz....

Bom findi a todos!


Estou em semana de provas, prometo voltar assim que me livrar delas =)

Bjok's


Camila Vieira

terça-feira, 23 de setembro de 2008

13 Aninhos =)



Hoje a Comunidade Católica HALLEL celebra o seu 13º Aniversário. É com imensa alegria que comemoramos esse dia.
Feliz aniversário Cle, afinal de contas, você mais do que nunca é merecedora desses votos.
PARABÉNS pela coragem, força, garra, determinação, amor, dedicação, paciência, cuidado, testemunho, fé, decisão...
Confesso que hoje não consigo expressar toda a felicidade, simplesmente pelo fato de saber que nesta data tão maravilhosa você está muito mais feliz.
Que Deus ilumine todos os dias da sua vida, abençoando e dando forças para você jamais desitir!

Na força do carisma HALLEL.
Porque ser HALLEL é ser de DEUS.


Caca

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Momentos...

Saudades de tudo o que foi bom...
Existem muitas coisas na vida que irão surpreender os seus olhos, mas, poucas coisas irão surpreender o seu coração...

Dúvidas...
Vontade de sumir...
de gritar...
de chorar...
de rezar...
de crescer...
de aprender...
de viver...
de esquecer...
de sofrer...
de perder...
de ganhar...
de ousar...
de Amar...
de se entregar...
de arriscar...

...Desejos sem fim...

O importante é saber que... isso também passa...
O meu vazio fértil, resolveu aparecer ele e a tal da TPM.

Camila Vieira

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Exigências!

"Quanto mais você conhece a Deus, mais você se torna exigente. É impossível amar o outro se antes o amor de Jesus não estiver amando em nós, não estiver nos devolvendo o tempo todo a nós mesmos. Quando a gente ama o que na verdade estamos fazendo não é trazendo o outro para nós – isto é equivoco, isso é manhã que não deu certo. Amor de ressuscitados, amor de homens e mulheres que acreditam em Deus, não é amor que retém, é amor que devolve ele a ele mesmo. Amor humano é devolução, é restituição. E aquele que aceita qualquer coisa, também será deixado por qualquer coisa."
(Padre Fábio de Melo)
Sei o quanto sou e tenho me tornado exigente em algumas situações em minha vida, e hoje percebo que isso acontece por essa proximidade com DEUS.
Na minha cabeça as coisas funcionam com uma certa "radicalidade" e eu pude vivenciar isso esses últimos dias.
Que fique claro que as opções foram minhas, e que só eu, posso arcar com as consequências.
Fazer uma opção nem sempre é fácil, de uns tempos pra cá, tive que abrir mãos de certas coisas que já não se faziam tão necessárias assim em minha vida. E isso exigiu de mim muita postura mediante a situação enfrentada. Falo de um mundo que te apresenta as "melhores" condições de felicidade dentro de segundos; talvez pareça careta, uma menina bonita (mosdesta parte) cheia de vida podendo estar aproveitando, curtindo as baladas, viajando, dançando, saindo e etc e tal... estar vivendo de uma forma que não tenha tempo pra nada, porque vive dentro de um lugar que exige tempo, responsabilidade, compromisso, cuidado e assim sucessivamente sem cessar...

A única coisa que eu posso dizer, é que é isso que me tem feito crescer, é poder me doar, é poder assumir uma missão na qual o meu coração diariamente confirma esse lugar, esse desejo, esse AMOR, é que mesmo por saber que terei momentos de deserto, eu tenho anjos que se chamam AMIGOS e que sei que posso contar sempre.

Eu passei muito tempo gastando a minha herança. Pude experimentar o prazer momentâneo, que vem e vai embora sem ao menos esperar. Hoje eu não tenho mais herança, acabou... (ainda bem). Não tenho mais porque gastar... Sabe o que acontece? As pessoas acabam indo pela porta mais larga, pelo caminho mais largo. É mais cômodo.
Somos julgados por uma sociedade que infelizmente se preocupa com o que você tem. Você vale o que você tem e isso é fato... Digo isso porque eu também sou escrava desses pensamentos, e quando falo, falo por mim e por todas experiências até aqui vivenciadas. Você só é "aceito" na sociedade se viver de acordo com os prazeres que o mundo oferece, só quem experimentou o mundo saberá dizer o quão bom é ser de DEUS.
Sabe...
Não gosto das coisas + ou -, pareçe egoísmo, mas que fique claro que respeito o momento de cada pessoa que convive comigo, e quem me conheçe sabe disso. Não posso achar normal um namoro sem a vivência da castidade, fingir ser uma pessoa de DEUS no lugar onde se fala de DEUS e não vivenciar esse DEUS no meu trabalho, faculdade, família... Tudo seria muito simples se pudessemos servir a dois senhores (ou não).
Sei que os erros existirão sempre, mas os erros só serão aceitos se a intenção for acertar.

Eu tenho lutado pra ser melhor e ser de DEUS, mesmo que isso custe um preço, uma crítica, difamação... Quem disse que seria fácil?
Cansei de querer me comparar e me decepcionar com as pessoas.
eu acreditava tanto na fulana e ela fez isso?
Qualquer pessoa poderia ter errado, menos você!
Nada de comparações...
Se eu me magôo e passo a odiar quem foi insensível comigo, esse problema é MEU, não do outro. O outro apenas não correspondeu às minhas expectativas, não deu o colo que eu achava que merecia, não foi o amigo que eu queria que tivesse sido. Ele foi ELE. EU é que queria que ele tivesse agido diferente. Então EU sou o responsável pelo que sinto.
Se eu espero determinada reação de alguém que não a tem seja por egoísmo ou qualquer outra coisa o problema é meu. EU é que construí expectativas.
As pessoas tem deixado de viver, de ter fé, de acreditar, porque se baseiam na opinião do outro, porque buscam a perfeição no outro e se outro faz alguma coisa errada elas logo desanimam.
Não é porque o nosso saudoso Papa João Paulo II faleceu, que eu vou deixar de acreditar na minha religião, porque na minha cabeça ele era a nossa última esperança.
Não é porque a Canção Nova está fora do ar que eu vou deixar de rezar o terço as 15:00h porque eu só consigo rezar se for assistindo a TV.
Não é porque descobriram a Pedofilia dentro da igreja católica, que eu vou deixar de ter amor por essa religião fundada por JESUS CRISTO.
Não é porque o fulano estava na festa ontem e hoje está fazendo uma excelente pregação, querendo ser santo, que eu vou deixar de ter fé.

Chega de COMPARAÇÕES... O que o outro é, é problema dele... Chegou agora de olhar pra mim e ver se o outro encontra refletido em mim a imagem de Jesus.
Por que é que alguém egoísta me atinge tanto?
Por que é tão importante para mim que as pessoas se preocupem com os outros, que saibam se doar?
No que é que isso me toca, me incomoda?
Chega de querer basear minha escolhas na escolha do outro.
Faltam ATITUDES...
Você passará a admirar o outro pelo que ele é, e não pelo que ele diz que é.
São as atitudes que fazem a diferença e a certeza de que a cada dia você pode ser melhor.
O importante é o que você faz depois que você erra. Que direção você toma. Há pessoas que aprendem com as quedas e passam a ser melhores. Existem outras, que vão viver a vida toda caindo e nunca aprenderão a lidar com isso.
Não sei por quanto tempo ainda o SENHOR perdoará, talvez seria até inútil pensar nisso, porque prego um DEUS misericordioso, que nos diz para perdoar não sete, mas setenta vezes sete... Acontece que eu não posso ficar me escondendo atrás de um DEUS que é misericórdia e não fazer nada pra mudar tudo o que ainda está errado, só porque sei que Ele estará comigo no momento em que eu cair. Cansei do + ou -. O que eu tenho feito para não errar mais?
Esses pensamentos dependem muito do momento que você vive, eu gostaria muito que "os meus" viessem por amor, mas eu não posso poupá-los, privá-los do sofrimento, se isso os ajudará a crescer e a jamais desistir... que sofram então, que eles vivenciem sim a dor... Só quem provou a dor pode dar valor ao AMOR. Os sofrimentos nos engradecem.

Rezo por eles para que assim como eu, encontrem esse Amor que não se cansa de Amar.
Penso que ser Cristão é uma escolha assumida por pessoas fortes. Desculpa, posso até estar errada, mas ser cristão de qualquer jeito não serve (pra mim não).
Eu optei por DEUS e ainda esse final de semana senti a dor de uma "abstinência" por algo que sempre fiz e que desde que voltei para os braços do Senhor, isso não fazia mais parte da minha vida, parece surperfluo, mas não é, tinha o seu valor... (era ele, era o show dele.) Eu queria estar la... Acontece que alguém me confortou... Eu sei que escolhi a melhor parte.

Desculpa, eu não critico quem foi, quem esteve, o que fizeram. Acontece que EU não fui, eu não precisava ir, eu não precisava estar la... e isso é que fez diferença. Aquilo não ia garantir a subida de mais um degrau rumo ao céu.
Quero deixar claro que essa é a minha maneira de enxegar as coisas, limitada talvez, mas é nisso que eu acredito hoje. E como somos seres humanos em constantes transformações os pensamentos também acompanham o nosso crescimento e isso amanhã ou depois poderá ser diferente. Estou falando de uma Camila que está assim hoje.
Eu não SOU assim, eu ESTOU assim e torço para que a minha mudança seja sempre para melhor.
...Pode até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então...
...Se amanhã não for nada disso, caberá só a mim esquecer...
...Eu vou sobreviver...

Eu só falei de mim e de tudo o que eu penso, você não precisa pensar assim e nem aceitar isso como regra de vida. O mais importante é que você seja feliz da maneira que você escolheu para viver e que isso sempre produza bons frutos. Sabe aquela história da morada no céu ???
É necessário avaliar o material que você está mandando para construir sua casa...
Tenha um lindo dia e uma excelente semana.


Fiquem bem.
=**
Camila Vieira

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Feliz aniversário AMIGA !!!

Como te falei, as palavras são pobrinhas para descrever a alegria do meu coração em festejar uma data tão especial assim.
O aniversário é seu, mas o presente é meu em ter você como amiga.
Só quero hoje, agradecer a DEUS pela sua existência, por mais um ano de vida, pela sua amizade, companheirismo, atenção e por você ter me ajudado a voltar para o meu lugar de origem. =) Você faz parte da minha história.
UM FELIZ ANIVERSÁRIO recheado de coisas boas.
Te admiro pela menina-mulher que você é...
Muita paz, saúde, felicidades e principalmente muito AMOR!
É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.
Obrigado por ser parte da minha vida. AMO VC!

...Você me faz capaz, quando já não posso mais.
Você me faz voar, quando não posso nem andar.
Seu amor me faz seguir, quando nem sei por onde ir.
Quando penso que estou só, ouço seus passos por aqui...


Caca.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vazio Fértil...

"... É possível crescer nesta hora. Mesmo quando o que amamos foi embora. A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar. ..."

O título desse post podia ser qualquer outro, mas depois que ouvi essas duas palavrinhas, elas descreveram muito bem, o meu sentimento dentro dessas 2 semanas (que mais pareceu 1ano) que estive longe daqui. Eu tinha outro post pronto, mas é engraçado que... se você não falar dos seus sentimentos no momento em que os vive, depois eles não tem mais sentido... Tudo passa!
Então...
Por onde começar...
Bom...

O mês de agosto para mim não foi muito fácil, a começar pelas dificuldades normais enfrentadas no dia-a-dia... cansaço, sono, preguiça, preocupação, culpa, medo, ressentimento, brigas, ausência, dúvidas, dívidas (rs), e etc e tal...
Meu tio se internou no inicio do mês e com isso surgiram outras dificuldades fora do comum. Precisei sair do meu "comodismo" e pesar as necessidades do momento vivido. A doença era um fato, a recuperação... era a Esperança e a Fé em um DEUS que tudo pode.
Foram 20 dias angustiantes (é incrivel como na dificuldade nós nos agarramos em DEUS), comunguei, fiz jejum, pedi, torci, vibrei pela recuperação dele mas não deu... Ele se foi...
Restou a sensação de vazio, o egoísmo falou mais alto, a dor tomou conta de tudo... eu acreditei tanto na sua recuperação, você não tinha o direito de nos deixar, você não podia ter desistido de você... não podia ter sido assim. Eu acreditei que tudo fosse passar e que você voltaria pra casa mas, não foi assim.
Jamais imaginei que escreveria para falar dos meus sentimentos por alguém que se foi... se foi e só deixou saudade, talvez nunca ninguém entenda a relação que criamos, os laços, o vínculo, a cumplicidade... Era tão forte, tão puro, tão verdadeiro... Eu amava ouvir você falar, recitar poemas (só você sabia usar aquelas palavras), você me ouvia, você me entendia, me aconselhava (e que conselhos hein... rs), me pedia pra cantar pra você e junto com as canções as lágrimas rolavam sem nenhum esforço... Ahh saudade... Saudade essa que chega a doer.
Saiba que, o DEUS que eu acredito é um DEUS misericordioso, um DEUS que ama incondicionalmente, um DEUS que perdoa e que não se prende ao que não foi feito.
Ele jamais desistiria de nós.

Tio...
eu só quero dizer que, mesmo diante da sua ausência o que menos me dói é saber que não poupei palavras... é saber que durante todo o tempo eu falei tudo e ouvi tudo... é saber que mesmo partindo você leva as tantas vezes que disse o quanto amava sua presença na minha vida e que pra sempre vou carregar as marcas de um amor puro, de um companheiro que jamais me abandonou, de alguém que sempre quis ser forte e ao mesmo tempo revelava uma fragilidade sem igual... me conforta lembrar por quantas vezes você foi meu ombro e eu o seu, lembrar dos sorrisos.. das risadas... das palhaçadas... das encrencas... fica a saudade de tudo, até das dores de cabeça que você nos causava, saudades daquela voz gritando em meio ao povo...
A morte não será um fim... dentro do meu coração você será eterno... será sempre o melhor tio do mundo... Aiii... é dificil encontrar palavras já que as mesmas não se fazem tão necessárias.
Eu sempre vivi isso e quem nos conheceu bem sabe do quanto fomos parceiros...
Agora chega de falar, o coração dói, os olhos se enchem de lágrimas...
Fica com Deus Tio! Descanse em paz. Na certeza que um dia nos reencontraremos... e não esqueça que você me disse que seria a estrela que mais brilharia nó céu, eu acredito nisso... Ontem te procurei e não te vi... Aparece hoje, preciso conversar...
A mim desejo forças pra curar essa dor e seguir lembrando do teu sorriso!
Amo te pra sempre!

A dor tomou conta do meu espaço.
Porque a morte é tão dolorosa assim?
Porque que não podia ter sido diferente?
Onde será que ele está agora?
...Perguntas sem respostas...
E assim os dias passaram e com eles o VAZIO chegou... eu ja estava mal desde o inicio do mês e parece que tudo foi só se agravando. A minha oração pessoal foi para o espaço, a fé ficou balançada, as dúvidas, os porquês, sei la... uma situação desagradável, um certo mal-estar, dor física, sofrimento psíquico, incerteza sobre o futuro enfim... O tal vazio…
Acontece que eu nunca havia pensado em um VAZIO FÉRTIL, e, depois que ouvi isso na sala de aula me identifiquei muito, pois é exatamente esse vazio fértil que as vezes insiste em aparecer em minha vida.
Vontade de sumir, de deletar algumas pessoas, de ir pra lua, de mandar todo mundo ir vê se eu estou na esquina, de passear na floresta enquanto o seu lobo não vem, de querer criar um mundo em que eu pudesse escolher as pessoas que fariam parte dele e os demais nem existissem...

Eh... acreditem se quiser, eu também vivo isso...
Acontece que o modo como reagimos a esses vazios é que determina a intensidade do nosso sofrimento.
Quando chega o momento de enfrentar a dor, os sentimentos dolorosos que mais queríamos evitar certamente virão a tona, torna-se necessário sofrer de maneira fecunda.
Eu tenho aprendido um pouquinho a cada dia o e o que é melhor, tenho aprendido isso na prática.
Há uma lei na psicologia segundo a qual “quem tem medo de sofrer acaba sofrendo de medo”.
De fato, quando experimentamos uma dor intensa – física ou psicológica –, ela toma inteiramente a nossa atenção. Fica difícil lembrar de quando não sofríamos e fica difícil imaginar que podemos voltar a vivenciar situações e momentos positivos. É como se a dor apagasse o passado e o futuro, e como se a capacidade de dominar a atenção nos impedisse de perceber que, na verdade, ela não é constante: ela vem de maneira cíclica (que se repete periodicamente).
A mesma coisa podemos dizer dos sentimentos dolorosos. Eles podem se tornar tão intensos, que evitá-los passa a ser a prioridade absoluta de quem sofre.
Quanto mais enfrentarmos a dor e a vencermos perdendo aos poucos o medo, mais nos fortaleceremos através da superação da experiência dolorosa. O que pode nos arrasar, o que pode nos aniquilar ao invés de nos fortalecer é a dor sem esperança.
Somente aceitando a dor podemos comprovar que a dor completa o seu ciclo (como tudo na vida), alternando-se em intervalos menos intensos, que nos permitem recuperar as forças, redobrar a coragem, lembrar que tudo passa.
É necessário transformar a dor em Amor!

Não gosto de ficar contabilizando meus sofrimentos, mas deixo sempre muito claro que os superei, senão todos, quase todos...
E assim continuarei. Venci um, agora que venham os outros...

Mas... Chega de falar de dor...
Acredito que hoje as flores já voltam a aparecer, um pouco tímidas mas, elas surgem.
As coisas começam a se encaixar.
Tudo depende da maneira de como você enxerga as coisas, a vida muda, quando você muda!

Agora é claro, as nossas escolhas sempre terão consequências. É necessário arcar com tudo isso e recomeçar o importante é o que você vai fazer daqui pra frente, o que passou, passou... Ninguém tem o direito de definir a sua felicidade! O mais importante é que você seja feliz, independente da maneira que você encontrou para ser... Afinal de contas, como sempre digo, o que é felicidade para mim, pode não ser para você e vice-e-versa.
Espero que você aprenda a lidar com o seu sofrimento e não esqueça que todo vazio é FÉRTIL.

Já falei muito... Bom feriado a todos, um excelente final de semana... Fiquem bem, que DEUS nos abençoe sempre e que Ele nos dê forças para jamais desistir.

Camila Vieira