quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vazio Fértil...

"... É possível crescer nesta hora. Mesmo quando o que amamos foi embora. A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar. ..."

O título desse post podia ser qualquer outro, mas depois que ouvi essas duas palavrinhas, elas descreveram muito bem, o meu sentimento dentro dessas 2 semanas (que mais pareceu 1ano) que estive longe daqui. Eu tinha outro post pronto, mas é engraçado que... se você não falar dos seus sentimentos no momento em que os vive, depois eles não tem mais sentido... Tudo passa!
Então...
Por onde começar...
Bom...

O mês de agosto para mim não foi muito fácil, a começar pelas dificuldades normais enfrentadas no dia-a-dia... cansaço, sono, preguiça, preocupação, culpa, medo, ressentimento, brigas, ausência, dúvidas, dívidas (rs), e etc e tal...
Meu tio se internou no inicio do mês e com isso surgiram outras dificuldades fora do comum. Precisei sair do meu "comodismo" e pesar as necessidades do momento vivido. A doença era um fato, a recuperação... era a Esperança e a Fé em um DEUS que tudo pode.
Foram 20 dias angustiantes (é incrivel como na dificuldade nós nos agarramos em DEUS), comunguei, fiz jejum, pedi, torci, vibrei pela recuperação dele mas não deu... Ele se foi...
Restou a sensação de vazio, o egoísmo falou mais alto, a dor tomou conta de tudo... eu acreditei tanto na sua recuperação, você não tinha o direito de nos deixar, você não podia ter desistido de você... não podia ter sido assim. Eu acreditei que tudo fosse passar e que você voltaria pra casa mas, não foi assim.
Jamais imaginei que escreveria para falar dos meus sentimentos por alguém que se foi... se foi e só deixou saudade, talvez nunca ninguém entenda a relação que criamos, os laços, o vínculo, a cumplicidade... Era tão forte, tão puro, tão verdadeiro... Eu amava ouvir você falar, recitar poemas (só você sabia usar aquelas palavras), você me ouvia, você me entendia, me aconselhava (e que conselhos hein... rs), me pedia pra cantar pra você e junto com as canções as lágrimas rolavam sem nenhum esforço... Ahh saudade... Saudade essa que chega a doer.
Saiba que, o DEUS que eu acredito é um DEUS misericordioso, um DEUS que ama incondicionalmente, um DEUS que perdoa e que não se prende ao que não foi feito.
Ele jamais desistiria de nós.

Tio...
eu só quero dizer que, mesmo diante da sua ausência o que menos me dói é saber que não poupei palavras... é saber que durante todo o tempo eu falei tudo e ouvi tudo... é saber que mesmo partindo você leva as tantas vezes que disse o quanto amava sua presença na minha vida e que pra sempre vou carregar as marcas de um amor puro, de um companheiro que jamais me abandonou, de alguém que sempre quis ser forte e ao mesmo tempo revelava uma fragilidade sem igual... me conforta lembrar por quantas vezes você foi meu ombro e eu o seu, lembrar dos sorrisos.. das risadas... das palhaçadas... das encrencas... fica a saudade de tudo, até das dores de cabeça que você nos causava, saudades daquela voz gritando em meio ao povo...
A morte não será um fim... dentro do meu coração você será eterno... será sempre o melhor tio do mundo... Aiii... é dificil encontrar palavras já que as mesmas não se fazem tão necessárias.
Eu sempre vivi isso e quem nos conheceu bem sabe do quanto fomos parceiros...
Agora chega de falar, o coração dói, os olhos se enchem de lágrimas...
Fica com Deus Tio! Descanse em paz. Na certeza que um dia nos reencontraremos... e não esqueça que você me disse que seria a estrela que mais brilharia nó céu, eu acredito nisso... Ontem te procurei e não te vi... Aparece hoje, preciso conversar...
A mim desejo forças pra curar essa dor e seguir lembrando do teu sorriso!
Amo te pra sempre!

A dor tomou conta do meu espaço.
Porque a morte é tão dolorosa assim?
Porque que não podia ter sido diferente?
Onde será que ele está agora?
...Perguntas sem respostas...
E assim os dias passaram e com eles o VAZIO chegou... eu ja estava mal desde o inicio do mês e parece que tudo foi só se agravando. A minha oração pessoal foi para o espaço, a fé ficou balançada, as dúvidas, os porquês, sei la... uma situação desagradável, um certo mal-estar, dor física, sofrimento psíquico, incerteza sobre o futuro enfim... O tal vazio…
Acontece que eu nunca havia pensado em um VAZIO FÉRTIL, e, depois que ouvi isso na sala de aula me identifiquei muito, pois é exatamente esse vazio fértil que as vezes insiste em aparecer em minha vida.
Vontade de sumir, de deletar algumas pessoas, de ir pra lua, de mandar todo mundo ir vê se eu estou na esquina, de passear na floresta enquanto o seu lobo não vem, de querer criar um mundo em que eu pudesse escolher as pessoas que fariam parte dele e os demais nem existissem...

Eh... acreditem se quiser, eu também vivo isso...
Acontece que o modo como reagimos a esses vazios é que determina a intensidade do nosso sofrimento.
Quando chega o momento de enfrentar a dor, os sentimentos dolorosos que mais queríamos evitar certamente virão a tona, torna-se necessário sofrer de maneira fecunda.
Eu tenho aprendido um pouquinho a cada dia o e o que é melhor, tenho aprendido isso na prática.
Há uma lei na psicologia segundo a qual “quem tem medo de sofrer acaba sofrendo de medo”.
De fato, quando experimentamos uma dor intensa – física ou psicológica –, ela toma inteiramente a nossa atenção. Fica difícil lembrar de quando não sofríamos e fica difícil imaginar que podemos voltar a vivenciar situações e momentos positivos. É como se a dor apagasse o passado e o futuro, e como se a capacidade de dominar a atenção nos impedisse de perceber que, na verdade, ela não é constante: ela vem de maneira cíclica (que se repete periodicamente).
A mesma coisa podemos dizer dos sentimentos dolorosos. Eles podem se tornar tão intensos, que evitá-los passa a ser a prioridade absoluta de quem sofre.
Quanto mais enfrentarmos a dor e a vencermos perdendo aos poucos o medo, mais nos fortaleceremos através da superação da experiência dolorosa. O que pode nos arrasar, o que pode nos aniquilar ao invés de nos fortalecer é a dor sem esperança.
Somente aceitando a dor podemos comprovar que a dor completa o seu ciclo (como tudo na vida), alternando-se em intervalos menos intensos, que nos permitem recuperar as forças, redobrar a coragem, lembrar que tudo passa.
É necessário transformar a dor em Amor!

Não gosto de ficar contabilizando meus sofrimentos, mas deixo sempre muito claro que os superei, senão todos, quase todos...
E assim continuarei. Venci um, agora que venham os outros...

Mas... Chega de falar de dor...
Acredito que hoje as flores já voltam a aparecer, um pouco tímidas mas, elas surgem.
As coisas começam a se encaixar.
Tudo depende da maneira de como você enxerga as coisas, a vida muda, quando você muda!

Agora é claro, as nossas escolhas sempre terão consequências. É necessário arcar com tudo isso e recomeçar o importante é o que você vai fazer daqui pra frente, o que passou, passou... Ninguém tem o direito de definir a sua felicidade! O mais importante é que você seja feliz, independente da maneira que você encontrou para ser... Afinal de contas, como sempre digo, o que é felicidade para mim, pode não ser para você e vice-e-versa.
Espero que você aprenda a lidar com o seu sofrimento e não esqueça que todo vazio é FÉRTIL.

Já falei muito... Bom feriado a todos, um excelente final de semana... Fiquem bem, que DEUS nos abençoe sempre e que Ele nos dê forças para jamais desistir.

Camila Vieira

5 comentários:

Anônimo disse...

Amada, estarei sempre ao teu lado,sugiro que como moramos proximo um do outro que possamos conversar algum tempo.Particulamente amo poesia tambem,que sabe voce me inspire compor novas poemas,canções,afinal voce é uma mulher inspiradora,sensacional...Que Jesus te abençoe!

Mr. Mendes disse...

Olá querida!
Muito lindo mesmo cada palavra escrita no seu blog, e tenho plena certeza que sua alma extravasa sentimentos a cada inspiração.
Ah! Observei que você escreveu que não tem a intenção de mudar as coisas co suas palavras, mas saibas que sua inspiração inspira o resto do mundo. Onde sua voz não tem a força de alcançar horizontes, as suas palavras chegam como um grito de desespero.
Então! Pronta para poetizar o mundo?! Depende de você e vontade do novo, pois D-s já lhe entregou a inspiração!

Camila Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Vieira disse...

Nossa!!!!
Vcs falando assim, corro o risco de acreditar... =)
Obrigada pelas palavras.

Inspiração é o que não me falta, mais tempo se eu tivesse... rsrs

Qualquer coisa estou aqui... Sempre!

Fiquem bem.

Bjinhos

Ca.

Anônimo disse...

Amiga, eu sei exatamente o que se passa o seu coração. acredite eu sei! esse ano não foi nada facil, afinal eu ja me peguei perguntanto de Deus onde esta as estrelinhas do meu peito? não é assim q aas coisas funcionam? vc se trorna uma boa pessoa, faz boas ações e recebe estrelinhas? acho q ele esta guardando pra nos presentear tudo de uma vez. sim voltando.. esse ano tive muitas perdas, perder pra vida, perder pra outra, perder pa tantos é suportavel.. maias perder pra morte? eu sei o que é passar dias no hospital suplicando por uma melhorar, quando minha amiga partiu eu quis me jogar junto com ela. mas ai um Deus tao lindo e tao supremo me deu a mão. as coisas nao ocorrem do nosso jeito, talvez um dia irems entende-las e qm sabe aceita-las!
te amo. te admiro. te respeito. e segura na minha mão quando precisar ok?!!