quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Re(começar)


Há tempos venho pensando na necessidade que cada um de nós carrega de ser feliz, e da diversidade de focos de felicidade que variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas colocam sua felicidade na aquisição de bens materiais: carros, roupas, eletrônicos; outras no dinheiro em si; outras ainda, em status e fama; algumas em um amor para a vida toda ou em filhos e família; e há também quem se contente apenas em ter sucesso profissional.
Eu adoro analisar essa palavrinha tão complicada e ao mesmo tempo tão desejada por todos nós. FELICIDADE !!!
Antes de mais nada, gostaria de dizer que felicidade para mim é sinônimo de equilíbrio e principalmente um estado de espírito. Não há felicidade se não existe homogeneidade em nossa vida. Metas descompensadas, exageros e ausências, nada disso tem haver com ser feliz. A homeostase é o segredo para ser feliz. Um pouco de cada coisa, tudo em seu lugar certo, e então a plenitude se instala.
E porque não pensar em ser feliz hoje? Já que estamos a menos de um mês para o “ANO NOVO”.
A cada dia Deus nos da a oportunidade de sermos melhores, e como estamos as vésperas das festas de fim de ano, que tal Re (começarmos).
Semana passada eu vivi uma situação conflitante a respeito de um comentário feito sobre minha pessoa. Eu sei que eu não vou conseguir agradar a todos e nem quero, afinal de contas esse nunca foi o meu objetivo. Na realidade eu quero é agradecer pelo comentário, pois ele me ajudou muito. Melhor seria se todos pensassem assim, se reconstruíssem em cima de palavras e comentários não tão edificantes.
Sartre já nos dizia: O importante não é aquilo que fizeram de nós, mas o que fazemos com aquilo que fizeram de nós. Eu reutilizo as palavras dele e digo: O importante não é o que FALAM de nós, mas o que fazemos com aquilo que FALAM de nós.
De inicio eu fiquei muito triste afinal de contas era algo que eu não esperava. Fui pra aula de psicanálise e no decorrer do assunto a minha querida professora nos disse que quem precisa de análise são as pessoas que se sentem incomodadas com os comentários e não as pessoas que comentam tais fatos, para elas a vida continua e elas pouco se importam com você.
Ainda bem que eu já faço...
Achei interessante perceber que existem discrepâncias nos pensamentos e sentimentos de cada ser humano. Que aquilo que eu julgo ser o melhor pra mim nem sempre é o melhor pra o outro. Que cada um traz em si suas necessidades, suas metas, suas vocações, e mais ainda, que cada um pode estabelecer a sua felicidade como queira.
Falo de “re(começar)” porque a nossa vida é feita de tentativas. Acho que é exatamente isso que a gente deve fazer. Sem medo, sobretudo do que os outros vão falar ou pensar.
“O meu alento é saber que minha salvação não depende do que você acha de mim, mas sim, do que Deus sabe ao meu respeito!"
Perde tempo quem pára no tempo. Quem passa a vida reclamando, mas não faz nada para melhorar a vida. Quem odeia o trabalho que tem, mas mesmo assim permanece nele, pior ainda, fazendo o trabalho mal feito. Perde tempo quem passa os dias falando da vida alheia. Perde tempo quem não anda pra frente. Perde tempo quem passa a vida infeliz porque nunca teve coragem de buscar a felicidade, seja lá o que significa isso para tal pessoa.
Terminar um namoro que não dava certo, mudar de cidade, de emprego, de curso na faculdade, mudar de casa, de bairro, talvez, trocar a decoração da casa... enfim! Vale a pena tudo isso para tentar ser feliz.
Hoje temos uma grande oportunidade de mudarmos o rumo de nossas vidas. Lembre-se que os sonhos não envelhecem.
Recomeçar sempre... tenho aprendido que é no sofrimento que amadurecemos, o sofrimento nos leva ao caos mas nos impulsiona a seguir em frente sem jamais desistir. O sofrimento é necessário eis ai uma felicidade incubada.
Os planos e metas para 2009 já estão descritos no meu caderninho. Tudo aquilo que não consegui realizar neste ano passa agora para o ano seguinte só que agora tudo terá prazo de validade cansei de carregar fardos. Porém continuo em CoNsTrUçÃo....
Que venha 2000inove.
Camila Vieira

6 comentários:

Anônimo disse...

Flor continuando assim pode-se dizer que a tua monografia já esta pronta, afinal comentários tão ricos em conteúdos e experiências,pelo menos dão bastante assunto para um livro, o "O livro da sua vida!",gostou do título?rsrss...concordo com esse comentário porque afinal se não houver a luta como pode haver vitória?!E o equilibrio há em tudo na terra, no mar, no corpo humano...então um brinde a essa tal felicidade,boa sorte nessa jornada!BJus..ASS:Cristovao

Camila Vieira disse...

Cris...
adorei o título do livro =)
Eh... realmente minha vida daria um livro, quem sabe um dia rsrs.
Obrigada pelo comentário. Que Deus te abençoe amigo!

Fica bem.

Unknown disse...

estou pensando em tudo que li... e realmente o equilíbrio é que nos faz felizes.
O ser humano é mesmo muito complicado. :)
Gostei muito de tudo que li... ainda estou refletindo. :)
abraços..

que vc realize muitos sonhos em 2009!

Anônimo disse...

Acho q vou lhe pedir futuramente p vc ter uma participaçao especila em meu primeiro livro.rsrs
Bjaum mana

Anônimo disse...

Acho q vou lhe pedir futuramente p vc ter uma participaçao especila em meu primeiro livro.rsrs
Bjaum mana

Ai mana sempre eu clico no coisa errado.rsrsrs

Any

Anônimo disse...

Acho q vou lhe pedir futuramente p vc ter uma participaçao especial em meu primeiro livro.rsrs
Bjaum mana