quarta-feira, 23 de julho de 2008

Todo dia é dia!


Há bastante tempo tenho me questionado o motivo que faz uma pessoa ter amigos. O que leva a pessoa a procurar um alguém que a entenda e a compreenda?... com o tempo pude perceber a necessidade que temos do outro, ninguém é tão ninguém que não precise de alguém.
É maravilhoso ter amigos, é maravilhoso você ter com quem contar, alguém que conhece os seus gostos, suas vontades, suas chatices, alguém que compreende o seu silêncio, as suas imperfeições, alguém simples como eu, alguém importante como você.
Tenho tido a graça de renovar o meu ciclo de amizade, e o quanto isso me fez ser melhor, o quanto isso me fez bem, o quanto isso me ajudou a amadurecer. Não que os que passaram em minha vida não tiveram importância, tiveram sim, porém eles passaram e para mim os verdadeiros amigos permanecem. Na realidade descobrir que bom mesmo é ter amigos, melhor ainda é ter amigos que são amigos de Deus.
Um amigo sabe dos nossos defeitos e de nossas qualidades. E o que o faz diferente dos demais é que ele acolhe o outro do jeito que é, e sabe esperar o seu tempo. O tempo de crescimento, amadurecimento e transformação. Quem não sabe esperar, dificilmente sabe ser amigo. Pois o amigo é a "fração do tempo" que parou exclusivamente para nós. E ele sabe ser "exclusivo" sem se fechar a outras relações. Pois o verdadeiro amigo nos abre e incentiva a outras amizades. Ele, muitas vezes, também vai nos decepcionar, pois é diferente da gente. Ninguém é igual a ninguém.
É nas diferenças que os amigos se fazem semelhantes a nós. E devemos saber nos relacionar com o diferente, pois é assim que compartilhamos as nossas riquezas. "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro"
Toda relação de amizade é uma possibilidade de encontro, encontrar-se com o outro é perceber-se nele.
Jesus o Melhor amigo, ja nos dizia...
Já não vos chamo servos, mas de AMIGOS, pois vos dei a conhecer tudo.
O verdadeiro amigo está sacramentado em nosso coração. Porque o tiramos de ordinário de nossa vida para colocá-lo no extraordinário dela. "O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão" (Provérbios 17,17).
O verdadeiro amigo é aquele que uma vez recebido à devida licença de entrar na vida do outro tem a obrigação de tornar essa vida mais e melhor, mais humana e mais divina.
É uma preocupação que trago constantemente e em cada relacionamento coloco-me diante deste questionamento: Quais as marcas que eu deixo na vida de quem passo? Isso me preocupa sabe por quê? Porque a edificação e destruição do outro também passa na maneira como me relaciono com este outro. O que estou permitindo as pessoas esquecerem em mim, ao passar na minha vida?
Uma vez, Padre Fábio de Melo disse que a dor ou alegria de um sentimento tem a duração que a gente permite. Aqui compreendo que ele não está falando da negação do sentir, mas o que fazer depois com o sentimento, que direcionamento dar a eles, como canalizá-los e sublimá-los para que os mesmos, principalmente os sentimentos de perda e de dor que transtornam nosso corpo fazendo-nos adoecer se tornem uma partícula, como essas do átomo, carregada de energia potencializada que nos direcione para termos a sabedoria de perceber que uma dor pode nos fazer cair ou levantar, a sabedoria reside em saber como me coloco, qual a minha postura frente a essa dor.
Queira ser e deixar-se ser amigo. Basta ser bom. "Com a bondade se atrai as pessoas" (São Padre Pio). Todos os dias é dia de amar. Todos os dias é dia de ser amigo. É por isso que todo dia é Dia do Amigo. Todo dia é dia de Deus em nossas vidas, pois ele é o modelo do verdadeiro Amigo!
Sei que meus amigos se reconhecem.
Obrigado pela sua amizade e Feliz dia do Amigo. Afinal de contas todo dia é dia!
Bjok's
Camilinha

Nenhum comentário: