sexta-feira, 22 de outubro de 2010

People can change...

... other people's life.
Seja um gesto, uma atitude, uma palavra, um olhar.
As pessoas podem mudar a vida umas das outras, e mudam de maneira tão simples e profunda que mal percebem, mudam simplesmente por estarem ali na hora certa, por falarem a coisa certa, por darem atenção no momento certo.

Acredito que as pessoas têm um senso de bondade dentro de si, uma fonte de solidariedade que muitas vezes é desperdiçada ou nem mesmo usada. Temos que aprender a usar nosso potencial para coisas boas, saber olhar para o próximo e não enxergar apenas mais um rosto na multidão, mas sim o rosto de alguém que tem medos, anseios, dúvidas e que precisa de ajuda. Ajuda não significa doações monetárias, significa carinho e atenção.

Podemos e devemos ser altruístas na medida do possível, parar de enxergar o próprio umbigo e ficar chorando as próprias dores, tem muita gente pior, basta olharmos ao redor, sem as vendas que nós mesmos nos colocamos, sem distrações, aí veremos um mundo caótico e necessitado, onde uma mão que se estende para ajudar vale mais que qualquer quantia.
A gente talvez nem pára pra pensar em quantas pessoas passaram pela nossa vida e nos causaram mudanças, quantas delas estiveram lá quando mais precisávamos e estenderam as mãos em nossa direção, podem ter sido poucas, mas essas pessoas são grandes exemplos de que ainda temos que ter fé na humanidade, exemplos de que há pessoas dispostas a fazer o bem sem desejar algo em troca. Altruísmo é isso, fazer o bem sem pensar no ganho, isso é raro nesse mundo de hoje onde sempre a maioria pergunta "e o que eu vou ganhar com isso?"

Pessoas que nos rodeiam no dia a dia nos mudam com o tempo, nos ensinam pequenas lições diárias que só vamos enxergar e dar valor no futuro. São somas de atitudes feitas, às vezes, até de forma casual, mas que acrescentam para evoluções lentas ou rápidas.
Nós somos capazes de mudar a vida das pessoas ao nosso lado, da nossa família, de amigos ou até mesmo de estranhos, só devemos aprender a ser capazes de exigir menos em troca e saber que o pouco que fazemos pode ser muito para alguém. Não custa nada ajudar e a recompensa não tem preço, só o coração entende.

(de algum lugar)


Camila Vieira

Nenhum comentário: