segunda-feira, 16 de março de 2009

Os meus problemas, geralmente tomam a proporção que eu dou, porque aquela é a forma com a qual eu os enxergo. Não são os nossos problemas, as nossas dores que nos fazem sofrer, mas a maneira com a qual enxergamo-as. Tudo depende do foco que damos à elas. Olhar por outro ângulo (ou outros ângulos) seria outra forma de interpretação. Para isso, é necessário usar óculos na alma. Facilita o processo de olhar e compreender, não só a minha vida e os meus sofrimentos, mas a vida e o sofrimento daqueles que me cercam também.
Usar óculos na alma é reconciliar os contrários, é perceber que tudo tem dois lados, inclusive aquela situação que me faz sofrer. É adquirir capacidade de enxergar os mínimos detalhes, e a partir deles tecer conlclusões e até possíveis soluções. É ter sensibilidade suficiente para perceber que nem tudo que me desagrada serve para me levar para baixo, mas pode muito bem servir de escada para meu crescimento e amadurecimento como ser humano. Hoje eu percebo como é fácil tentar corrigir um problema visual, do ponto de vista físico, e assim, enxergar de outra forma, eu diria, mais “perfeita”, mas o quão é difícil enxergar com a alma. E, hoje, eu acordei disposta a comprar óculos para a minha alma... e você?

Nenhum comentário: